Retiro sobre Rodas na Terra Santa: Iniciando nossa Jornada

Em nossa última postagem abordamos a importância de peregrinarmos à Terra Santa.

Hoje iniciaremos o nosso Retiro Sobre Rodas, a partir de nosso encontro no aeroporto até a experiência de nosso primeiro dia na Terra Santa, a Terra das Promessas Eternas.

Nossos peregrinos começam a chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos provenientes de suas cidades de origem e são recebidos pela nossa equipe responsável pela viagem. Alguns já se conhecem de nossas peregrinações anteriores, mas para a maioria é tudo novidade. Uma emoção muito forte toma conta do grupo quando são convidados para o primeiro momento de oração e apresentação dos novos membros da Família SanPioTur que se unem aos 1561 membros da família formada ao longo de 47 grupos por 17 países desde 2011.

Após uma noite de voo o avião sobrevoa a costa do Mar Mediterrâneo e a tripulação anuncia o pouso próximo no Aeroporto Internacional Ben-Gurion. Quando o avião toca o solo sagrado da Terra Santa, ouvimos em nossos corações o que Moisés, no Monte Horeb, ouviu do Senhor (Ex3,5) e Josué, na planície de Jericó, ouviu do Chefe dos exércitos do Senhor (Js 5,16):

“Tira o calçado de teus pés, porque o lugar em que te encontras é santo”.
Aeroporto Internacional de Ben-Gurion

O Aeroporto Internacional Ben-Gurion, principal porta de entrada a Israel, recebe mais de 23 milhões de pessoas anualmente.

Está localizado 14 km a sudeste de Tel Aviv e 50 km a oeste de Jerusalém. Seu nome é uma homenagem a David Ben-Gurion, líder de Israel durante a Guerra da Independência e o primeiro chefe de estado após a independência.

Após os procedimentos de imigração, estamos todos acomodados em nosso ônibus para iniciarmos a nossa jornada, na qual, nos próximos dias, viveremos a experiencia de estarmos na Terra da Bíblia, na Terra da Fé, reverenciada durante toda a história como a “Terra Santa”.

Enquanto percorremos os 90 km que nos separam de Haifa, nossa primeira parada, e nosso guia mostra no mapa as dimensões pequenas da Terra Santa como um todo, começamos a perceber que foi esta estreita faixa de terra que Deus Pai em sua infinita Misericórdia escolheu para, através de seu Filho, nos deixar as origens de nossa fé e da crença religiosa de grande parte da humanidade. Daqui, entre as colinas áridas e as planícies férteis, saiu uma nova mensagem de paz e amor para o mundo inteiro.

Aqui tomamos ciência que a partir de nossa chegada à Terra Santa somos parte da profecia do profeta Isaias, quando ele diz:

... e os povos virão em multidão: Vinde, dirão eles, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: Ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas. Porque de Sião deve sair a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor (Is2,3).
Haifa

A cidade de Haifa, espalhada pelas encostas do Monte Carmelo e na costa do Mar Mediterrâneo é a 3ª maior cidade de Israel. Tem uma população mista de árabes e judeus sendo considerada exemplo de coexistência pacífica entre os dois povos. Haifa desempenha um papel importante na economia de Israel, possui vários parques de alta tecnologia, entre eles o mais antigo e maior do país, uma refinaria de petróleo e o porto mais importante de Israel.

O Monte Carmelo, associado aos profetas Elias e Eliseu é um dos locais mais sagrados do Cristianismo. Neste local aconteceu o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal e Deus mostrou o seu poder a todo povo de Israel (1Rs 18,21-40).

Este é, também, o local de origem da Ordem Carmelita a partir de eremitas que ali viviam entregues à oração e à penitência, inspirados no exemplo de vida austera de Elias. Esses eremitas construíram uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo e assim teriam dado origem à ordem e à devoção a Nossa Senhora do Carmo. Com a perseguição muçulmana no século XII, a ordem e a devoção espalharam se pelo Ocidente.

Foi na presença da Mãe o cenário que Deus Pai escolheu para celebrarmos a Santa Missa inicial de nosso Retiro Sobre Rodas e assim sob seu olhar maternal e a benção sacerdotal, ela dá a nossos peregrinos seu primeiro carinho, a imposição do escapulário da ordem do Carmo no local onde começou a devoção.

Em nosso próximo post, iremos a Nazaré onde viveremos a experiência do “Sim” de Maria, da fidelidade de José e o exemplo de amor da Sagrada Família.

WhatsApp chat