
O Dom do Sacerdócio
Neste dia em que celebramos o dia do padre queremos iniciar esta nossa postagem com a mensagem que nos deixa Padre Pio, modelo para todos os sacerdotes sobre a missão do padre:
“Trata-se, antes de tudo, de compreender e termos claro que o Padre no altar é Jesus Cristo e Jesus, em cada Padre, revive indefinidamente a mesma Paixão”.
Padre Pio em toda a sua vida sofreu pelos pecados cometidos pelos sacerdotes e consagrados a ponto de aceitar o convite de Jesus à estigmatização para participar ativamente das dores de Jesus como reparação a estes pecados tornando se assim destinatário de uma missão, como cume de um caminho de preparação interior e mística.
Com a mesma preocupação que Padre Pio viveu, o Papa emérito Bento XVI em junho de 2009, quando da abertura do ano sacerdotal, apontou o risco de se ter a fé como um dado já adquirido, principalmente em tempos em que se observa o risco de uma secularização intrínseca na Igreja. Esta secularização pode-se traduzir em um culto eucarístico formal e vazio, em celebrações destituídas daquela participação do coração que se exprime na veneração e no respeito pela liturgia.
Naquela ocasião, Bento XVI destacou:
“É sempre forte a tentação de reduzir a oração a momentos superficiais e apressados, deixando-se submergir pelas atividades e preocupações terrenas”.
É importante para nós fiéis, que tenhamos nossos sacerdotes como exemplos de uma “verdadeira devoção à Eucaristia”, cultivando pelo Corpo e Sangue do Senhor o amor livre e puro que os fazem dignos ministros de Cristo, pois só “a partir da união com Jesus pode-se ter aquela fecundidade espiritual que é fonte de esperança em seu ministério pastoral”.
O termo sacerdócio abriga na sua significação semântica referência à generosidade e ao desvelo no exercício de uma missão. A missão exercida de modo sacerdotal significa corajosa e denodada oferta de si, porque assume sacrifícios, ultrapassa com destemor horários, desafios, situações difíceis e adversas. Vale o bem, o que beneficia o outro. O bem daqueles que mais precisam.
Sacerdócio, então, torna-se referência honrosa e qualificadora de um exercício profissional, de um devotamento voluntário a causas humanitárias e nobres na edificação de uma sociedade mais justa e solidária.
Sacerdócio, no sentido estrito de sua significação, é referência àquele que consagra sua vida a serviço do Evangelho, no seu anúncio, movido por um amor apaixonado por Jesus Cristo. Significa o permanente desafio de traduzir este amor em gestos e comprometimentos, como guia de um povo, educador de sua fé, referência de sua unidade na experiência de celebrar e testemunhar o Deus da vida.
O sacerdote, em expressão própria da teologia sacerdotal da chamada Carta aos Hebreus, é ”tirado do meio dos homens, e constituído em seu favor”. Constituído em favor de todos, por consagração, por uma ritualidade que marca, indelevelmente, o seu ser. O sacerdote é selado na sua existência, apesar de seus limites humanos, como dom, em tudo o que faz, em tudo o que é. É desafiado a ser coerente, verdadeiro, sincero, transparente, a exemplo de seu Mestre e Senhor que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
Neste dia em que celebramos o dia do padre, devemos ter como compromisso sincero em nossas vidas a oração diária pela perseverança e santificação dos sacerdotes e consagrados, de modo particular por aqueles sacerdotes que fazem parte de nosso cotidiano, os quais em muitas ocasião esquecemos que são a presença de Cristo em nosso dia a dia e o tratamos como simples colegas.
Seguindo o exemplo de Santa Terezinha vamos nos habituar a rezar a oração abaixo que nos foi deixada por ela que disse: “Entrei no carmelo para rezar pelos sacerdotes”.
JESUS, Sacerdote Eterno, guardai os Vossos sacerdotes no Vosso Sagrado Coração, onde nada possa manchá-los.
Conservai imaculadas as suas mãos ungidas, que tocam todos os dias o Vosso Corpo.
Conservai imaculados os seus lábios, diariamente tingidos com o Vosso Preciosíssimo Sangue.
Conservai-os puros e livres de todo afeto terreno nos seus corações, que selastes com o sublime sinete do sacerdócio.
Que o Vosso amor os rodeie e os preserve do contágio do mal.
Abençoai os seus trabalhos apostólicos com abundantes frutos.
Fazei que as almas, confiadas ao seu zelo e direção, sejam a sua alegria cá na terra e formem no céu a sua formosura e imperecível coroa.
Amém.
Queremos convidá-los para, através do vídeo a seguir, e juntamente conosco, da Equipe SanPioTur, prestarmos a nossa homenagem a todos os sacerdotes que passaram e marcaram nossas vidas e sendo portadores de Cristo nos ajudam em nossa missão de levar Cristo para todas as pessoas.

Casados desde 1978. Afilhados de Padre Pio desde desde 2008. Desde 2011, são os dirigentes da SanPioTur, na qual cumprem a missão de resgatar almas para o Senhor através de peregrinações e Retiros Sobre Rodas.